Notícia: Série E Aí, Professora? estreia nova temporada com foco na educação de jovens, adultos e idosos

Série E Aí, Professora? estreia nova temporada com foco na educação de jovens, adultos e idosos

Exibida no Canal Futura, produção traz 13 episódios apresentados pela educadora Analise da Silva e discute temas urgentes em um diálogo aberto para quem ensina e aprende nesse segmento
 

Analise da Silva
Nova temporada é apresentada por Analise da Silva, pedagoga, historiadora e doutora em Educação. Foto: Divulgação

A série E aí, Professora? está de volta ao Canal Futura em sua 5ª temporada, com estreia marcada para segunda-feira, dia 5 de maio, às 21h45. Desta vez, a produção mergulha no universo da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA), propondo um diálogo direto com educadores que atuam nessa modalidade, abordando os desafios práticos da sala de aula e os direitos daqueles que constroem o país por meio do trabalho, da resistência e do desejo de aprender. Os episódios inéditos vão ao ar sempre às segundas, às 21h45, com reprises às terças, às 13h45; quartas, às 19h; quintas, às 12h30; e aos sábados, às 6h30 e às 14h.

A nova temporada conta com 13 episódios de 13 minutos e será exibida semanalmente. Cada episódio problematiza uma temática central da EJA — como inclusão digital, diversidade cultural, racismo estrutural, saúde, trabalho e direitos humanos —, sempre buscando refletir sobre o papel da educação como ferramenta de cidadania e transformação social.

A narrativa se apoia em estratégias didáticas, exemplos do cotidiano, recursos visuais e entrevistas com especialistas para aprofundar as questões e oferecer caminhos concretos aos educadores. A série se baseia em orientações da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/UNESCO), e propõe uma abordagem ível, crítica e conectada à realidade dos estudantes da EJA.

“Em sua quinta temporada, a série, que fala de educador/a para educador/a, aborda um dos segmentos mais importantes da educação brasileira: a EJA. Pela primeira vez, a série foi gravada dentro de uma universidade parceira do Canal Futura: a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o que nos deixa muito felizes em tornar esses laços com as instituições de ensino superior cada vez mais fortes”, conta André Libonati, líder de projetos do Canal Futura. 

A estreia marca também a presença ativa da apresentadora Analise da Silva, pedagoga, historiadora e doutora em Educação, que compartilha vivências de quase 30 anos na Educação Básica e 16 anos como docente universitária, sempre envolvida com a formação de educadores e a defesa da EJA como um direito humano fundamental.

"E Aí, Professora?” é uma produção do Canal Futura com o compromisso de valorizar o papel de quem educa e de quem aprende — independentemente da idade, da origem ou do momento da vida.

Sobre o Canal Futura

O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social que, desde 1997, opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. É uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da aliança estratégica entre organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente, líderes em seus segmentos: SESI - DN / SENAI - DN, FIESP / SESI - SP / SENAI - SP, Fundação Bradesco, Itaú Social e Globo.

O Futura está disponível gratuitamente via Globoplay para acompanhar o sinal ao vivo da programação, além de um catálogo com mais de 185 títulos e 5.000 vídeos.

Assista também nas principais operadoras de TV por no Brasil:

  • Net e Claro TV – 534 HD e 34
  • Sky – 434 HD e 34
  • Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
  • Oi TV – 35

É possível ainda assistir pela rede de TVs universitárias parceiras com sinal de TV aberta e parabólicas digitais.

O Futura também está presente nas redes sociais: TikTokInstagramXFacebook e YouTube.

Ajude o Futura a evoluir

O que você achou desse conteúdo?